domingo, 30 de junho de 2013

EU INDICO



"Lembro-me de minha época de colégio, em que tive que ler estas obras. Neste período, meu lado de leitora foi sendo incentivado, por uma professora de português que marcou muito. Através dela tive a oportunidade de conhecer obras literárias brasileiras... enriquecendo minha formação como aluna e me fazendo crescer também como pessoa."
JULIANA MARIA 


 Uma obra de Machado de Assis, narrado em primeira pessoa, na qual o personagem principal é Bento de Albuquerque Santiago, advogado solitário e bem estabelecido, pretende "atar as duas pontas da vida e resgatar na velhice a adolescência", ou seja, contar na meia idade seus momentos de moço.

  
Esta obras que também é de Machado de Assis, é narrada em primeira pessoa, seu autor é Brás Cubas, um "defunto-autor", isto é, um homem que já morreu e que deseja escrever a sua autobiografia.


Uma obra de José de Alencar, onde mostra a hipocrisia da sociedade fluminense durante o Segundo Império. Através do romance entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas, ele leva o leitor a refletir a respeito da influência do dinheiro nas relações amorosas e, principalmente, sua influência nos casamentos da época.


O romance de José de Alencar, conta de forma poética, o amor quase impossível entre um branco, pela bela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel e de cabelos mais negros que a asa da graúna e explica poeticamente as origens da terra natal do autor, o Ceará.

Um comentário:

Pedagogas UFAL disse...

Engraçado que era mesmo bem comum as professoras indicarem estas obras, pois era assunto de vestibular!!! Eu também tive que ler!!!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *