sexta-feira, 26 de julho de 2013

O PRÍNCIPE FELIZ


Autor:  Oscar Wilde

Na mais central praça da cidade erguia-se a estátua do Príncipe Feliz. ...erguia-se a estátua do Príncipe FelizEra uma autêntica jóia.
Um dia pousou aos pés da estátua uma formosa andorinha, que estava de passagem para o Egipto. Eram duas grossas lágrimas...
Era a sua última oportunidade, pois havia-se atrasado ao querer convencer um junco a acompanhá-la na viagem. Mas o junco não pode separar-se da terra que lhe dá a vida, apesar do amor que o liga à andorinha...!
Olhando com mais atenção para a estátua, a andorinha notou que duas gotas lhe molhavam a cara... Eram duas grossas lágrimas!
-Porque choras, Príncipe?-Pelos pobres da cidade, amiguinha. Há tantos! Quando reinava Arranca o rubi da minha espada...ninguém me contava nada do que sucedia,Olhem, deixou-nos uma coisa! e os altos muros do Palácio não me deixavam ver. Mas desde que me colocaram aqui posso ver a pobreza e a miséria de tanta gente, e sinto-me angustiado. Queres ajudar-me?
-Estou de passagem para o Egipto... -respondeu-lhe a andorinha.
Mas o Príncipe pediu-lhe tanto, que acabou por dizer que sim.É uma jóia! - disse a mais velha.

-Arranca o rubi da minha espada. Leva-o ali àquele casebre em frente. Lá vivem uns meninos pobres que não podem pagar o aluguer. Querem pô-los na rua... Impede-lo!
A andorinha arrancou o rubi da espada e levou-o ao casebre.
-Olhem, deixou-nos uma coisa.
-É uma jóia. Podemos vendê-la e com o dinheiro pagar o aluguer da nossa casa. -disse a mais velha.

Voltando para junto da estátua, a andorinha disse ao Príncipe:Mas a safira é um dos teus olhos!
-Terminei, Príncipe. Agora vou partir para o Egipto.
-Espera um pouco, amiguinha. Há mais pobres na cidade. Leva uma safira a um escritor doente, que é tão pobre que nem pode pagar os remédios.
-Mas a safira é um dos teus olhos. Vais ficar vesgo se t'o arrancar.Voou até à arruinada cabana...
-Não faz mal! Anda, vai ajudá-lo.
A andorinha voou até à arruinada cabana que o Príncipe lhe tinha indicado. E a safira serviu para salvar o velho escritor.
Havia mais pobres na cidade. A andorinha tinha que voar para o Egiptp, onde passaria o Inverno junto com as irmãs... ...pediu-lhe que tirasse a outra safira do olho
mas o Príncipe pediu-lhe que tirasse a outra safira do olho.-Se o fizeres FICARÁS CEGO!
-Não faz mal, andorinha. 
Estava muito frio. O Inverno já se instalava. E a andorinha foi socorrer outros pobres. Arrancou uma a uma as lâminas de ouro da estátua. E quando acabou e dela já nada de valor restava, deitou-se aos pés do amigo. Não o abandonaria assim cego...! ...e deitou-se aos pés do amigo.
E numa noite ainda mais fria a andorinha morreu, o que feriu profundamente o coração de chumbo do Príncipe Feliz....baixaram-na do pedestla e levaram-na para uma fundição.
Como a estátua sem os enfeites ficara muito feia, um dia baixaram-na do pedestal e levaram-na para uma fundição. Mas ao fundi-la verificaram que o coração de chumbo resistia ao calor mais elevado. Deram-no então a outro ferreiro, que também não conseguiu fundi-lo.
-Tragam ao Céu o coração de chumbo do Príncipe Feliz e o corpo da Andorinha -ordenou Deus, sorrindo.-Nunca na Terra ninguém demonstrou tanto amor pelos pobres -acrescentou. -Por isso vão ficar eternamente a meu lado.

Fonte: http://sotaodaines.chrome.pt/Sotao/histor32_2.html


6 comentários:

Unknown disse...

Essa história é um exemplo de humildade e amor ao próximo!

Unknown disse...

Como é bom ouvir histórias que mostrem a humanidade que ela precisa de mais amor!

Ana Karla Moisés, Francielli Maria, Núbia Vanessa, Kelre Ulisses disse...

O mundo precisa de mais amor e menos hipocrisia!

Telma Farias disse...

Realmente,meninas!
No mundo em que estamos vivendo, é muito difícil e está se tornando raro, encontrar pessoas que demonstrem amor ao próximo e que não aja com hipocrisia.
Mas vocês-futuras professoras- estão aí para tentar modificar um pouco dessa nossa realidade.

Unknown disse...

Copiei essa história para minha esposa contar para minha filha. Minha filha pede para contar todos os dias.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *